sexta-feira, 30 de maio de 2014

PSICOMOTRICIDADE: Brincar para descobrir


Atividades lúdicas ensinam, dizem muito sobre a criança e são uma maneira leve de estimular o autoconhecimento e as descobertas



Objetivos:

 Estimular a aprendizagem lúdica 
 Desenvolver os sentidos 
 Desenvolver o autoconhecimento

 A educação infantil nos últimos anos tem passado por algumas mudanças e, dentre elas, a de não considerar o desenvolvimento da criança como construções isoladas de caráter cognitivo, motor e afetivo. Fátima Gonçalves, educadora física e especialista em psicomotrocidade, explica que a formação dos pequenos é determinada por essas três áreas e que "perdas e ganhos em qualquer uma delas podem interferir positiva ou negativamente". Dessa forma, não é possível atribuir responsabilidade afetiva apenas à família, desvios biológicos e patológicos apenas à saúde, e da aprendizagem cognitiva somente à escola. A psicomotricidade tem exatamente essa função abrangente e possibilita fazer a leitura do corpo da criança por meio de gestos, agitação ou apatia.
Tipos motores

 A pedagoga Vanessa Scaringi explica que "a motricidade fina é a coordenação visiomanual utilizada mais frequentemente, e que engloba a estimulação visual por um objeto até o seu agarre, transporte e manipulação pelas mãos". Já a motricidade global é a capacidade de o indivíduo se descolar, "que compreende o funcionamento global dos mecanismos e movimentos corporais como o andar, correr, pular e dançar, por exemplo".
Benefícios do "movimento linguagem" 
As expressões corporais facilitam exprimir sentimentos difíceis de verbalizar e é assim que as crianças agem, por necessidade de comunicação. "Como não é possível que elas utilizem o pensamento simbólico para expor ao mundo suas vontades, seu diálogo é feito basicamente pela movimentação corporal", diz Fátima. Vanessa explica que as atividades psicomotoras permitem às crianças adquirir informações e transformá-las em conhecimento "por meio de estímulos auditivos, visuais, táteis e olfativos ou gustativos, que desenvolvem a atenção, a memória, a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, os esquemas corporais, a organização espacial e temporal, além da coordenação motora global e fina".

Caixa das sensações
A arte-educadora Simone Faure Bellini sugere uma atividade divertida para que as crianças descubram a sensibilidade tátil.
Materiais:
 1 caixa de papelão
 Papel color set branco ou cartolina branca
 Papel color set nas cores, verde, roxa, amarelo e rosa
 Cola branca
 Tesoura
1. Corte um círculo de 8 cm de diâmetro no centro da caixa. Forre a caixa com o papel color set branco.

2. Forre as laterais com as outras cores do color set. Com a hidrocor, escreva e pinte “Caixa das sensações”.
3. Dentro da caixa, coloque materiais com texturas diversas, com lixa, papel áspero, papel macio, plástico, pelúcia e peça para que tentem identificar os materiais ou descrever a sensação de tocá-los.

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