terça-feira, 13 de maio de 2014

Brincadeiras com bola

Bom dia Queridos Leitores,
Para aproveitar que estamos bem próximos da realização da  Copa do Mundo de Futebol,aqui vão algumas dicas de como realizar brincadeiras com as crianças utilizando a bola.



Como funciona: 
Há uma infinidade de brincadeiras com o objeto. O que as diferencia são os combinados entre os participantes e o uso de outros objetos, como no vassourabol, em que a bola é lançada com o auxílio de uma vassoura. Há opções para grupos ou para o indivíduo, como o paredão - em que a bola é jogada contra a parede seguidamente para que não caia no chão. Existem várias modalidades, dentre elas, a queimada, em que os participantes se dividem em dois grupos e cada time tem como objetivo acertar os adversários com a bola para isolar todos na cadeia, área localizada no fundo do campo.
Origem: 
Muito popular na civilização grega, o brincar com bola era valorizado porque favoreceia o desenvolvimento dos músculos do corpo. 

Por que propor: 
Para os pequenos desenvolverem habilidades relacionadas ao movimento e à força. 

Como enriquecer o brincar: 
■ Dialogue com a turma, ao fim da prática, sobre a questão da cooperação entre os participantes para que a atividade seja divertida para todos. 
■ Ofereça bolas de diversos tamanhos para que todos testem e decidam qual a mais interessante para cada brincadeira. 
■ Sugira que o grupo mostre aos colegas as atividades desse tipo já vivenciadas. 

Os erros mais comuns 
■ Sugerir que só os meninos brinquem de bola e ainda por cima com os pés. As meninas têm de experimentar a atividade e de maneiras diversas. 
■ Acreditar que os pequenos são egoístas por não passar a bola para os amigos. Eles ainda não percebem que, para brincar, o outro é importante. 

0 comentários:

Postar um comentário